buscape

terça-feira, 24 de julho de 2012

Como é feita a identificação através dos dentes?

Como é feita a identificação através dos dentes?

      Os elementos dentários assumem importância singular na identificação odontolegal. Isto devido ao fato de que são extremamente resistentes à situações que causam destruição das partes moles, como a putrefação, agentes traumáticos, energia física, química, entre outras.

 
         
          Nas grandes catástrofes e desastres em massa, os cadáveres muitas vezes são destruídos de tal forma, que se torna praticamente impossível a identificação pela fisionomia, papiloscopia, ou outros análogos. As arcadas dentárias, devido à sua resistência, entram então, como elementos de suma importância na identificação. Haverá assim, um confronto entre as características encontradas no cadáver, com as informações existentes em registros e fichas de tratamentos odontológicos.
           E se a vítima nunca tiver realizado nenhum tipo de tratamento dentário ou não for encontrado nenhum registro? Mesmo assim, as informações obtidas dos restos encontrados podem orientar sobre dados úteis na identificação. Através dos dentes se pode saber se trata-se de dentes humanos ou animais, grupo racial, sexo, idade, altura, dados particulares, ou sugerir-se a que profissão a pessoa pertencia. Assim, por exemplo, sapateiros, costureiras, estofadores, têm o hábito de segurar agulhas e tachas entre os dentes, ocasionando assim reentrâncias na borda incisal dos incisivos centrais, características úteis na identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário