buscape

sábado, 28 de julho de 2012

O que é gigantismo?

          O gigantismo é uma condição rara causada pela produção aumentada de hormônio do crescimento, geralmente relacionada a um adenoma funcionante da pituitária. A produção aumentada de hormônio do crescimento ocorre antes do fechamento das placas epifisárias, e a pessoa afetada cresce em um ritmo muito mais rápido, tornando-se anormalmente alta.

          O adenoma poderá resultar em deficiências hormonais, como hipotiroidismo e hipoadrenocorticismo, se o tecido remanescente da glândula pituitária normal estiver comprimido ou destruído. Se a condição permanecer sem correção por um período prolongado, uma altura extrema (mais de 2,10 metros de altura) será atingida e um aumento dos tecidos moles da face, mandíbula, pés e mãos ficará aparente. Pode-se encontrar também, macrodontia verdadeira generalizada.

         O tratamento adequado do gigantismo envolve a remoção cirúrgica do adenoma pituitário funcionante, geralmente uma abordagem transesfenoidal. A radioterapia também pode ser usada. As espectativas de vida dos pacientes com gigantismo é em geral acentuadamente reduzida. As complicações decorrentes da hipertensão, neuropatia periférica, osteoporose e doença pulamonar contribuem para o aumento da morbidade e mortalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário