buscape

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O que é Neuralgia do trigêmeo?



            As regiões de cabeça e pescoço são os locais mais comuns de ocorrência das neuralgias (dor que se estende ao longo do trajeto do nervo). Como as neuralgias faciais geralmente produzem dores que são semelhantes às dores de origem dentária, o dentista é frequentemente chamado para excluir as causas odontogênicas ou inflamatórias. A Neuralgia do trigêmeo é a mais séria das neuralgias faciais, caracterizada por uma dor semelhante a um choque elétrico ou lacinante (cortante e aguda) limitada a um ou mais ramos do nervo trigêmeo. Frequentemente é idiopática, mas usualmente é associada a uma condição patológica em algum ponto ao longo do curso do nervo. Ocasionalmente resulta de um tumor intracraniano ou de infarto. 

         A gravidade da doença é ressaltada pelo fato de possuir uma das mais altas taxas de suicídio relacionada com qualquer doença. Afeta caracteristicamente indivíduos acima de 40 anos de idade( sendo a idade média de 50 anos), apesar de atingir pessoas com idade tão precoce quanto a puberdade. As mulheres são atingidas com frequencia ligeiramente maior do que os homens e o lado direito é mais comumente afetado em relação ao esquerdo.
     
        Nos estágios iniciais a dor da neuralgia do trigêmeo é um tanto suave e descrita pelo paciente como pontada, dor contínua imprecisa ou sensação de queimação. Há períodos refratários assintomáticos longos entre as crises dolorosas. Com o passar do tempo, os ataques ocorrem com intervalos mais frequentes e a dor torna-se progressivamente mais intensa. Neste momento, os pacientes geralmente relatam que a dor é semelhante à "descarga de um raio", ou uma "picada com quebrador de gelo quente no rosto".

         Quando um ponto evidente capaz de desencadear o processo está presente na neuralgia do trigêmeo, um estímulo da região tão leve como uma brisa, um movimento moderado, ou um toque tão leve quanto o de uma pluma pode desencadear um ataque doloroso.

        O tratamento inicial é feito apenas clinicamente. A aplicação tópica de capsaicina sob a forma de creme sobre a superfície afetada pode ser eficiente. Medicamentos anticonvulsivantes podem ser também  eficientes. Essas substâncias infelizmente com frequencia apresentam efeitos colaterais e a dor comumente retorna após a suspensão do medicamento. Vários procedimentos neurocirúrgicos também são eficazes em casos graves ou refratários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário