buscape

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Facetas estéticas indiretas em resina composta


       Com a crescente valorização da imagem na sociedade e a exposição incessante nos meios de comunicação, o sorriso é uma das características mais observadas num contato interpessoal (Martin et al, 2009). O profissional de odontologia precisa está cada vez mais empenhando em aprimorar sua técnica e seu conhecimento com a finalidade de conseguir um sorriso harmonioso. Atualmente com o desenvolvimento dos materiais odontológicos, o cirurgião-dentista possui várias modalidades de tratamento para restauração de dentes anteriores, que vão desde as resinas compostas até as cerâmicas (Mazzaro; Zavanelli, 2010). As facetas diretas são confeccionadas com resina composta e as facetas indiretas com porcelanas. A indicação do material depende da avaliação do profissional, que deve avaliar a situação clínica e com base nos seus conhecimentos científicos, definir o tratamento que julgar mais correto para cada caso.
            As facetas estéticas indiretas se tornaram definitivas com o desenvolvimento dos materiais e aprimoramento das técnicas, num intercâmbio prótese-dentística, conseguindo solucionar problemas de estética e função em pacientes com estruturas dentárias prejudicadas (Souza et al., 2002).
            O desenvolvimento das facetas laminadas aconteceu no início do século XX, quando astros de cinema apresentavam a necessidade de melhoramentos estéticos em seus dentes. O Dr. Charles Pincus, clínico ligado ao meio artístico de Beverly Hills, foi procurado, na tentativa de resolver tais problemas, e criou uma técnica que visava recobrir dentes esteticamente comprometidos com uma lâmina de porcelana (Souza et al, 2002).
            A porcelana classifica-se de acordo com sua composição e fabricação, apresenta  vantagens e desvantagens em relação ao uso das resinas compostas para confecção de restaurações em dentes anteriores

Nenhum comentário:

Postar um comentário