buscape

terça-feira, 18 de setembro de 2012

SÍNDROME DE SJÖGREN: SINAIS E SINTOMAS



           A Síndrome de Sjögren (SS) é uma patologia de origem autoimune e é caracterizada imunologicamente por um infiltrado linfocitário nas glândulas salivares e lacrimais dos indivíduos afetados. 

           A prevalência da xerostomia é cerca de 100% nos pacientes com SS que aumenta com a idade e permite às bactérias livre acesso a substâncias fermentáveis causando a cárie e doenças periodontais.  As lesões orais mais comuns da SS são: candidíase oral, língua fissurada e atrofia papilar; no lábio, queilite angular; mucosa oral vermelha e sensível; e nas glândulas salivares: tumefação difusa e firme que aumenta com a progressão da doença. Estas lesões associam-se a sensação de ardor e dor lingual, fissuras nas comissuras labiais, úlceras aftosas e dificuldades no uso de PPR’s. Outras manifestações também são características como a disgeusia, disfagia, glossidínea e a halitose que em 90% das situações é decorrente de lesões cariosas, doença periodontal e/ou várias infecções da cavidade oral.
        Os doentes apresentam índices de qualidade de vida muito baixos, devido ao enorme comprometimento funcional e ao isolamento social dificultado por causa da sensação de boca seca, sendo muitas vezes, o dentista o primeiro a suspeitar e diagnosticar a patologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário