buscape

sábado, 1 de setembro de 2012

Cárie e Doença Periodontal no adulto



            Na vida adulta, as cáries em volta das restaurações (chamadas cáries recorrentes) e na raiz dos dentes se tornam mais comuns. Mas um dos principais problemas bucais que acometem o adulto é a doença periodontal (sendo, inclusive, as cáries de raiz uma decorrência da doença periodontal, em virtude da retração da gengiva). Essa é uma fase em que se deve dar atenção à identificação precoce de determinadas patologias, em especial o diabetes, a hipertensão e o câncer bucal, sendo importante que a programação de educação em saúde envolva ações voltadas para a instrumentalização da clientela para a prevenção, busca do tratamento e controle dos fatores de risco.
              É importante ressaltar os males causados pelo tabagismo não só em relação a cavidade bucal mas como para todo o corpo. Capacitar a população acerca da higiene oral também é necessário, assim como falar de alimentação saudável através de atuações educativo-preventivas.
            O Diabetes Mellitus é uma doença que se manifesta mais significativamente acima de 45 anos e se caracteriza por uma insuficiência absoluta ou relativa de insulina, causada pelas alterações metabólicas dos carboidratos, lipídios e das proteínas. A insuficiência de insulina é provocada pelo pâncreas, ou pela falta de resposta dos tecidos periféricos à insulina. As pessoas portadoras de diabetes freqüentemente apresentam secura na boca pela diminuição na saliva, sensibilidade dolorosa na língua e distúrbios de gustação. Menos freqüentemente observa-se tumefação (inchaço) de glândula parótida, abcessos recorrentes e aumento no número de cáries. Porém a prevalência é a doença periodontal, encontrada em 75% das pessoas com diabetes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário