buscape

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Marcas de mordidas como indicadores do abuso infantil



Essas lesões, em muitos casos, são indicativas de maus tratos infantis. Cirurgiões dentistas especialistas em Odontologia Legal podem ser de valorosa contribuição na identificação destes sinais que podem vir a caracterizar o abuso físico ou sexual. Essas injúrias devem levantar suspeitas quando equimoses, abrasões ou lacerações em formato elíptico ou ovoide estiverem presentes. A forma circular ou elíptica da marca da mordida humana, resultante da oclusão dos arcos superior e inferior , com frequência pode ser acompanhada por equimoses puntiformes de sucção ou por escoriações superficiais. As marcas provocadas por mordidas deixam uma área central de equimose (contusão) causada por dois possíveis fenômenos: pressão positiva decorrente da oclusão dentária quando do fechamento dos maxilares provocando o rompimento de pequenas artérias ou uma pressão negativa causada pelo ato de sucção e movimentos da língua.

A distância normal entre os caninos superiores em um adulto é de aproximadamente 3 a  4 cm, e as marcas provocadas por esses elementos dentários podem ser as mais proeminentes ou profundas existentes em uma mordida.
 Se a distância intercanino for de 2,5 a 3 cm, a mordida terá sido produzida por uma criança ou por adulto de baixa estatura. Se for superior a 3 cm terá sido ocasionada por um adulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário