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domingo, 19 de agosto de 2012

Comportamentos da criança durante o atendimento odontológico.


            Durante o atendimento a criança pode tanto se comportar de maneira satisfatória quanto apresentar diversos comportamentos que podem dificultar o tratamento. A seguir se encontram alguns deles:

Medo: este poderá surgir inicialmente como uma forma de auto conservação, é absolutamente normal, surge como forma de proteção individual, este é chamado medo biológico. Ele poderá evoluir para um medo psicológico, que poder-se-á tornar em verdadeira fobia. O medo é objetivo quando provém de experiência odontológica pregressa desagradável, sendo objetivo direto quando a situação anterior dolorosa se deu no tratamento odontológico propriamente dito; e objetivo indireto quando se deu em ambientes semelhantes ao consultório, como um hospital, por exemplo. O medo é subjetivo quando surge a partir de experiências relatadas por outras pessoas, as quais a criança passa a fantasiar. Para dessensibilizar a criança medrosa é preciso descobrir a fonte do seu medo.


Choro: O choro pode ter como origem dor, medo, ansiedade ou ser uma forma de chamar atenção para si. Deve ser encarado com tranquilidade e verificar-se a origem do mesmo, para se tentar acalmar a criança.


Birra: ocorre quando há frustração na obtenção de algo. A criança chora, esperneia, rola no chão, grita, xinga e morde como forma de dar evasão ao sentimento de raiva pela negação do seu desejo pelo adulto.  Uma vez iniciada a crise deve deixar-se que ela transcorra sem intervenções e ao final pode-se acariciá-la e valorizá-la como forma de mostrar que apesar de não lhe ser concedido o seu desejo, ela é amada. 

Agressividade: para lidar com a agressividade infantil, é importante manter o controle e jamais aumentar o tom de voz, apenas mantê-lo firme. Não se deve tratar a criança com agressividade pois assim estaremos incentivando-as a repetir nossas atitudes.

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