Os dentes decíduos ou dentes de leite começam a surgir na boca, por volta dos 6 meses de vida, e nesta fase é comum ocorrerem algumas alterações que podem, ou não, estar relacionadas com o irrompimento dos dentes. No geral, estão supostamente associados ao irrompimento dos dentes decíduos: corisa, irritabilidade, sono agitado, aumento da salivação, diarréia leve, febre, falta de apetite, entre outros.
A hipersalivação pode estar relacionada com a dor e o desconforto da criança nesse período, mas também pode ser explicada pela mudança nas glândulas salivares, que causa mudança na qualidade da saliva que se torna mais viscosa e dificulta a deglutição.
A diarréia leve pode estar relacionada ao fato de que, nessa fase a criança leva objetos à boca com mais frequencia, o que permite a ingestão de um número maior de microorganismos.
No geral poucos dias antes do irrompimento dos dentes, é comum observar edema local e eritema gengival. Pode-se orientar o uso de mordedores limpos e resfriados, o que causa uma isquemia local, e torna mais rápido o processo eruptivo. O uso de dedeiras ou outros acessórios para causar estímulos à área também ajudam. Quando a sintomatologia é muito forte indica-se o uso de anestésicos locais e analgésicos para aliviar a dor.
Em poucas semanas os sintomas tendem a desaparecer, mas dependendo de cada caso, deve haver um acompanhamento com o pediatra e o odontopediatra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário