buscape

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sintomas relacionados com a erupção dos dentes decíduos

              Os dentes decíduos ou dentes de leite  começam a surgir na boca, por volta dos 6 meses de vida, e  nesta fase é comum ocorrerem algumas alterações que podem, ou não, estar relacionadas com o irrompimento dos dentes. No geral, estão supostamente  associados  ao irrompimento dos dentes decíduos: corisa,  irritabilidade, sono agitado, aumento da salivação, diarréia leve, febre, falta de apetite, entre outros.
              A hipersalivação pode estar relacionada com a dor e o desconforto da criança nesse período, mas também pode ser explicada pela mudança nas glândulas salivares, que causa mudança na qualidade da saliva que se torna mais viscosa e dificulta a deglutição.
              A diarréia leve pode estar relacionada ao fato de que, nessa fase a criança leva objetos à boca com mais frequencia, o que permite a ingestão de um número maior de microorganismos.
              No geral poucos dias antes do irrompimento dos dentes, é comum observar edema local e eritema gengival. Pode-se orientar o uso de mordedores limpos e resfriados, o que causa uma isquemia local, e torna mais rápido o processo eruptivo. O uso de dedeiras ou outros acessórios para causar estímulos à área também ajudam. Quando a sintomatologia é muito forte indica-se o uso de anestésicos locais e analgésicos para aliviar a dor.
              Em poucas semanas os sintomas tendem a desaparecer, mas dependendo de cada caso, deve haver um acompanhamento com o pediatra e o odontopediatra.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário