buscape

sábado, 11 de agosto de 2012

O que é xerostomia?


           A xerostomia é a sensação subjetiva de boca seca; está frequentemente, mas nem sempre, associada à hipofunção da glândula salivar. Inúmeros fatores podem estar envolvidos na patogênese da xerostomia como: certos medicamentos, radioterapia, hemorragia, diarréia, vômito, doenças sistêmicas, respiração bucal, entre outros.
          O exame do paciente mostra normalmente uma redução das secreções salivares, e a saliva residual aparece tanto espumosa quanto espessa ou pegajosa.  A mucosa apresenta-se seca e a superfície da língua frequentemente fissurada. Há um aumento na prevalência da candidose oral, devido à redução na limpeza e atividade antimicrobiana fornecida pela saliva.  Além disso, estes pacientes estão mais propensos à cárie dental, especialmente cáries cervicais e radiculares.
          O tratamento é difícil e muitas vezes insatisfatório. Estão disponíveis salivas artificiais que podem ajudar a trazer mais conforto para o paciente, assim como o uso de contínuos goles de água durante o dia. Pode-se utilizar também balas sem açúcar para estimular a salivação.
           Devido ao potencial aumento de risco de cáries dentárias em paciente com xerostomia, recomendam-se frequentes visitas ao dentista. As aplicações de fluoreto no consultório e diariamente em casa podem ser usadas para prevenir as cáries, e os bochechos com clorexidina minimizam a formação de placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário