buscape

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Medidas preventivas contra a doença periodontal

             Tradicionalmente os programas de atenção odontológica de âmbíto local ou regional no Brasil têm conferido ênfase quase absoluta aos cuidados à cárie dental, bastando para comprovar esta afirmativa analisar as diferentes tabelas de procedimentos odontológicos organizadas com base no pagamento em unidades de serviço que costumam privilegiar procedimentos curativos e/ou mutiladores em detrimento de ações preventivas.
              Três são os métodos indicados para prevenção e controle das doenças periodontais:

Controle individual da placa: Remoção frequente da placa pelo próprio indivíduo através do uso de escova e fio dental.

Controle profissional da placa: remoção periódica da placa bacteriana dental por um profissional ou pessoal técnico/ auxiliar. Inclui educação/orientação de saúde bucal, profilaxia, raspagem supra e subgengival, além da remoção de fatores retentivos de placa.
Controle por meios químicos: utilização de diversas substâncias antimicrobianas coadjuvantes aos procedimentos mecânicos como antissépticos, antibióticos específicos, enzimas e agentes não enzimáticos que interferem no metabolismo.

            Para uso em massa, lamentavelmente não se dispõe de medidas de alta eficácia(como a fluoretação da água, no caso da cárie) para a prevenção dos problemas periodontais, os quais dependem de um efetivo engajamento pessoal para o seu controle .
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário