buscape

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Efeitos da radioterapia para a mucosa oral, glândulas salivares e osso.


O efeito inicial da radioterapia na mucosa, que é visto na primeira ou segunda semana, é um eritema que pode avançar para uma mucosite grave, ulcerada ou não. Podem ocorrer dor e dificuldades na deglutição. Geralmente após o término do ciclo de radioterapia, estes sintomas regridem. Há queixas também, referentes à perda do paladar, que normalmente retorna gradualmente após o tratamento. Há uma ceratinização e diminuição da espessura do epitélio, além do aspecto pálido dos tecidos, devido à diminuição da vascularização da submucosa.
No que se refere ás glândulas salivares, pode ocorrer atrofia, fibrose e degeneração, características que se manifestam clinicamente por xerostomia, que é a diminuição da produção de saliva, com queixa de sensação de boca seca.
Outro problema para os pacientes que sofrem de câncer de cabeça e pescoço e que precisam se submeter à radiação é a osteoradionecrose. Este problema se caracteriza pela desvitalização do osso pelas doses cancericidas de radiação. Os pacientes que se submetem à radiação podem também, apresentar problemas na flora oral normal, com o aumento de espécies anaeróbias e fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário