buscape

sábado, 18 de agosto de 2012

Presença da mãe na sala de consulta durante o atendimento odontológico

           A literatura ainda é controversa acerca da permanência ou não da mãe no consultório odontológico no momento da consulta.  Porém, muitos clínicos preferem que a mãe não esteja presente, isto devido a alguns fatores como: a criança se torna mais "manhosa" na presença da mãe, e esta, por sua vez, acaba requerendo a atenção do profissional diminuindo o ritmo do trabalho e  o dentista pode se inibir  um pouco com a presença da mesma.
          No entanto, em algumas situações é a conselhavel que a mãe permaneça no consultório. Por exemplo, quando se trata de crianças com três anos ou menos de idade, a separação da mãe pode trazer muito sofrimento e medo, assim esta última  pode contribuir para tranquilizar o paciente segurando a sua mão, sentando-se com seu filho no colo na cadeira odontológica ou permanencendo no campo de visão da criança, para que esta se sinta mais segura. Nos casos em que é necessario realizar contenção física, a mãe pode estar presente e ajudar, segurando pernas ou braços, porém este tipo de intervenção só pode ser realizado com o consentimento do responsável.
            Nos casos em que a mãe permaneça no consultório, ela deve permanecer todo o tempo calada, para a que a criança não fique confusa com as ordens dadas pela mãe e pelo dentista. Também não deve em hipótese alguma demonstrar ansiedade, póis esta logo será percebida pela criança, ocasionamdo maiores dificuldades no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário