buscape

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O que são disfluências?

             Disfluência é quando a fala apresenta interrupções no ritmo e velocidade normal, sendo caracterizada por repetições de palavras ou sílabas, prolongamento de alguns sons, hesitações ou bloqueios, sendo que essas características podem afetar seriamente a compreensão da mensagem.
            Muito se discute acerca das causas dessa alteração, mas alguns autores sugerem que esteja relacionada a fatores genéticos, neurológicos e psicológicos. Aparece em muitos casos de problemas emocionais, mas caracteriza-se principalamente por surgir apenas em situações emocionalmente perturbadoras, desaparecendo logo depois.
             As características da fala de um paciente com disfluência são: repetições, prolongamentos(em vogais ou consoantes contínuas como /f/ ou /s/), bloqueios (em sons plosivos como /p/ ou /t/), alteração no padrão de fala( menor quantidade de palavras por minuto em relação ao falante normal), modificações no padrão respiratório durante a fala, tiques faciais, movimentos de ombros, mandíbula e língua, evitação de palavras que causam dificuldade na pronúcia e evitação de situações de comunicação.

            Taquifemia é um tipo de disfluência que se caracteriza por velocidade alterada da fala, alteração articulatória, colocação inversa dos sons em palavras, maiores omissões e distorções em certos sons. É importante perceber que o paciente taquifêmico não tem consciência do problema e se surpreende ao ouvir as pessoas dizerem que não entenderam o que ele falou.
             No atendimento odontológico as disfluências devem ser identificadas e encaminhadas para tratamento específico com fonoaudiólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário