buscape

domingo, 12 de agosto de 2012

O que é sialorréia?

            A sialorréia, ou salivação excessiva, é uma condição incomum e tem várias causas. A sialorréia menor pode resultar de irritações locais, tais como úlceras aftosas ou próteses mal adaptadas. Os pacientes com dentaduras novas frequentemente apresentam uma produção excessiva de saliva, até que se acostumam com as próteses. pode também ocorrer devido á certas doenças ou medicamentos.
             A sialorréia pode ser um problema para os pacientes com retardo mental que tenham uma desordem neurológica, como paralisia cerebral, ou para aqueles que tenham sido submetidos a ressecção cirúrgica da mandíbula. Nestas circustâncias, a sialorréia provavelmente não se deve à superprodução de saliva, mas sim a um controle neuromuscular deficiente.

            Algumas causas de sialorréia são transitórias ou leves e não necessitam de tratamento. Para casos de sialorréia persistente e severa, pode ser indicada a intervenção terapêutica. A terapia para a fala pode ser usada para melhorar o controle neuromuscular, porém é necessaria a cooperação do paciente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário