buscape

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tratamento para a gengivite

O termo gengivite refere-se à inflamação limitada aos tecidos moles que circundam os dentes, não incluindo os processos inflamatórios que se estendem à crista alveolar, ao ligamento periodontal e ao cemento. A maioria dos casos de gengivite ocorre por higiene oral deficiente, o que leva ao acúmulo de palaca dental e cálculo. No entanto outros fatores também podem afetar a susceptibilidade da gengiva à flora microbiana normal da boca.
Embora a periodontite sempre seja precedida de gengivite, a maioria das áreas de gengivite, permanecem estáveis durante anos e o número de sítios afetados que se convertem em periodontite é pequeno. O tratamento da gengivite consiste em eliminação (se possível) de qualquer causa conhecida do aumento de susceptibilidade e eliminação da placa dental responsável pelas alterações inflamatórias. A maioria dos programas de controle de placa administrado pelo próprio paciente são ineficazes, a menos que seja oferecido também um reforço profissional periódico.
A remoção mecânica da placa pode ser auxiliada por diversos agentes químicos, como clorexidina, óleos essenciais, ou produtos contendo triclosan. Em algumas circunstâncias, após a melhoria da higiene, a gengiva hiperplásica e fibrosa, pode necessitar de recontorno cirúrgico, para permitir a resolução completa da doença.
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário