buscape

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Ortodontia em pacientes com necessidades especiais

             Os pacientes com necessidades especiais devem ser avaliados como um todo com o objetivo de verificar suas necessidades de tratamento e as possibilidades de obtenção de sucesso no mesmo. As técnicas utilizadas na Ortodontia devem ser adaptadas de acordo com as particularidades de cada paciente.

             Muitas vezes o tratamento deve se iniciar já logo após o nascimento, como por exemplo nos pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Estes pacientes geralmente apresentam discrepâncias maxilomandibulares severas (muitas vezes associadas ao edentulismo total ou parcial) que exigem correção cirúrgica. Quando acompanhados de forma precoce estes pacientes apresentam uma evolução clínica que os leva a uma condição adequada para o desenvolvimento não só da face, como também das funções orais.
 
            A definição de qual tipo de aparelho ou qual a melhor conduta a ser tomada com cada paciente vai depender do grau de colaboração não só dos mesmos, mas também de toda a família. A manutenção e o sucesso do tratamento está intimamente relacionado com  a interação, compreensão e colaboração dos familiares.
            A importância da atenção ortodôntica aos pacientes portadores de necessidades especiais mistura uma série  de fatores que incluem não só a melhora da função, mas também a estética, pois estes pacientes precisam ser trabalhados quanto a sua auto-estima. Essa  atenção acaba sendo um estímulo para que vários progressos sejam feitos no que se refere ao desenvolvimento geral do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário