buscape

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Desgaste dos dentes


O desgaste dos dentes também chamado de perda da superfície dos dentes, é um processo fisiológico que ocorre com o decorrer do envelhecimento, mas pode ser considerado patológico quando o grau de destruição cria problemas funcionais, estéticos ou de sensibilidade dental.
Atrição é a perda da estrutura do dente causada pelo contato entre dentes antagonistas durante a oclusão e a mastigação. Algum grau de atrição é fisiológico, e o processo torna-se mais perceptível com a idade. Quando a quantidade de perda dentária é extensa e começa a afetar a estética e a função, o processo pode ser considerado patológico.
Abrasão é a perda patológica da estrutura dental ou de restauração secundária pela ação de um agente externo. A causa mais comum da abrasão é a escovação dentária com pasta abrasiva e forte escovação horizontal. Outras causas podem ser citadas como: hábito de colocar lápis, palitos, cabos de cachimbos pregos e grampos de cabelos entre os dentes.
Erosão é a perda da estrutura dental causada por processo químico somado a interação bacteriana com o dente. Característicamente é causada por exposição aos ácidos, mas agentes quelantes são geralmente a causa primária. Pode ser causada por: alimentos e bebidas ácidos, certos medicamentos, regurgitação involuntária ou voluntária, piscinas com monitoramento de pH deficiente e exposição a dejetos industriais no meio ambiente.
Abfração é a perda de estrutura dentária por repetida pressão sobre os dentes causada por estresse oclusal. A dentina é capaz de suportar uma quantidade maior de estresse do que o esmalte. Quando forças oclusais são aplicadas excentricamente aos dentes , a tensão fica concentrada no fulcro cervical, levando a inclinação que pode produzir o rompimento das ligações químicas das cristas de esmalte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário