buscape

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Teste de paternidade através do DNA


          Os exames de paternidade pelo uso do DNA, ou Exames de Vínculo Genético, tornaram-se rotina nos laboratórios devido à certeza dada pelo resultado final nos casos em que o exame exclui a suposta paternidade e resultado acima de 99,999%, nos casos de inclusão de paternidade (GÓES, 2005).
O DNA pode ser extraído de uma pequena amostra de qualquer material biológico como sangue cabelo, unha, sêmem, saliva, urina, entre outros. O exame de DNA dá-se de forma comparativa, ou seja, de cada uma das amostras são selecionados trechos significativos do DNA ( lócus) (DOLINSKY; PEREIRA, 2007).
No mínimo 13 loci são analisados verificando-se o comprimento das sequências das bases de DNA (alelos). A partir disso são gerados perfis de DNA que são comparados entre si. A relação entre os alelos é que vai mostrar se existe vínculo genético familiar ou não. Depois, são realizados cálculos estatísticos para estimar o número de vezes em que esse perfil ocorre na população. A possibilidade de que duas pessoas tenham as mesmas sequências dos trechos de DNA é estimada em 1 em 6 bilhões(GUERRA,2007)

Referências
DOLINSKY  L.C; PEREIRA  L.M.C.V..DNA forense Artigo de revisão.Saúde e Ambiente em revista, v.2, n.2, 2007.
GÓES, A. C. S. Análise de regiões polimórficas do DNA com o objetivo de estabelecer
vínculos genéticos, identificar restos mortais ou realizar perícias criminais. Revista do
Biomédico. n. 65, p. 22-23, 2005.
GUERRA,R.Crime sem corpo. Revista ciência criminal. São Paulo-Sp v.1 n.8. 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário